quarta-feira, 18 de março de 2009

O que fazer com o Papel Higiênico?

Essa questão sempre me deixou meio confuso. Jogo no vaso ou no lixo?

O ideal mesmo é não usar ou usar o mínimo possível. Como assim, gente? Não vou me limpar? Não meu filho, usa o chuveirinho. Mesmo que precise usar papel pra tirar o grosso (no bom sentido é claro) você estará reduzindo a quantidade de papel usada.

Mas, para decidir o que fazer você deve avaliar três fatores:

- O seu esgoto é tratado?
- O papel que você usa dissolve facilmente na água?
- A sua descarga aguenta a pressão?

Se você respondeu sim para as todas as perguntas, pronto, nem pense. Jogue no vaso. O papel será filtrado pela estação de tratamento e os resíduos restantes irão para o seu devido lugar. Dependendo do caso virarão adubo.

Se vc respondeu não para a questão do papel, só depende de você. Pare de roubar papel do estádio de futebol. Procure comprar papéis mais "amigáveis" com folhas duplas e finas, ou coisas do gênero, que está tudo resolvido. Jogue no vaso.

Se o seu esgoto não é tratado, a solução ideal "menos pior" é jogar no lixo mesmo. Melhor do que amanhã ou depois você se deparar com aquele velho amigo na praia. Vou ver se consigo alguns dados sobre onde o esgoto é tratado e posto aqui pra vocês.

E caso a sua descarga não seja das melhores, planeje para, assim que possível, dar um jeito nela. Qualquer dia desses falo mais sobre vasos sanitários ecológicos ou qualquer coisa parecida.

Conclusão: Deixando de usar o lixo, além de reduzir os papéis que vão para os aterros sanitários, você reduz o uso de sacos plásticos e ainda leva de bandeja menos dois problemas pra se preocupar: Mal cheiro no banheiro e mais um lixo pra levar pra fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário