quinta-feira, 16 de abril de 2009

A Hora do Lar.

No dia 28/03 às 20h30 o mundo "parou" durante uma hora. Era "A Hora do Planeta":




Gostou? Bom, na verdade, eu acho legal a mobilização, mas a ideia por trás, não é simplesmente deixar de usar energia elétrica por uma hora uma vez por ano. É conscientizar as pessoas do quanto elas são importantes para melhorar o mundo.


No brasil já temos a vantagem de termos a energia menos poluente das Hidro-életricas, que não necessariamente deixam de afetar o mundo já que, quando mal planejadas destroem ocossistemas inteiros, mas independente disso, se cada um fizer a sua parte sem achar que se só você não fizer não tem problema, as coisas podem realmente mudar.


Seguem algumas sugestões que me veem à cabeça:


- Ao sair de uma ambiente, apage a luz (Isso eu faço desde criança, aprendi com meu avô.)

- Se for viajar por muitos dias, esvazie a geladeira e a desligue e não esqueça de tirar todos os equipamentos elétricos da tomada (Ainda ajuda a evitar que algumas coisas queimem).

- Seja objetivo ao abrir a geladeira ou o freezer, deixar a porta aberta por muito tempo faz com que se gaste mais luz para se recuperar a temperatura ideal.

- Se gosta de dormir com a TV ligada, não esqueça do timer.

- Configure seu computador pra desligar os monitores após certo tempo de inatividade (5 minutos é suficiente).

- Evite deixar seu computador ligado desnecessariamente. Use um micro-blog (ex.:Twitter ou Jaiku) pra avisar as pessoas que vc tá na faculdade, em vez de deixar isso no MSN.

- Re-arrume seus móveis para facilitar a circulação de ar e reduzir o consumo de ventilador e ar-condicionado.

- Troque suas lâmpadas por mais econômicas (Não são mais tão mais caras que as menos econômicas).



Muitas coisas que falarei no futuro aqui ajudarão nisso também. Mas isso já ajuda na conscientização.


Mais informações aqui e aqui.

4 comentários:

  1. nessa tua lista também estão os meus conceitos básicos de energia... aprendi desde criança com os meus pais... eu sempre ouvia: 'paulinha, vc é sócia da light? então apaga a luz, filhinha!!' e por aí vai... cresci consciente!

    parabéns pelos assuntos tratados aqui!

    eu adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Matheus,
    Gostaria que você comentasse a opinião do André Trigueiro sobre o novo Maracanã.
    Acho muito importante a colocação dele sobre a questão da energia solar, que o projeto não contemplou.

    ResponderExcluir
  3. Para comentar a opinião do André Trigueiro, segue o Blog:
    www.mundosustentavel.com.br/2011/.../novo-maracana-ja-nasce-vel...

    ResponderExcluir
  4. Germana, estou escrevendo sobre a copa de 2014 como um todo e o novo Maracanã será, obviamente, um dos temas.

    O link correto para o artigo do André Trigueiro é: http://oglobo.globo.com/blogs/ecoverde/posts/2011/10/28/novo-maracana-ja-nasce-velho-413655.asp

    ResponderExcluir