quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Saco é um saco!

Essa semana foi lançada aqui no Rio de Janeiro a campanha do Ministério do Meio Ambiente Saco é um Saco. Apesar de ter sido iniciada em junho, o lançamento por aqui, foi nesta segunda-feira passada. Com show do grupo AfroReggae o evento aconteceu na Ecobarreira do Canal do Cunha, na Maré. O local foi escolhido porreter uma grande quantidade de lixo, sendo aproximadamnete 600Kg por mês somente de plásticos.

O objetivo da campanha é alertar as pessoas do mal que os sacos plásticos fazem ao meio ambiente e ao mesmo tempo preparar a população e os comerciantes para a nova lei que entrou em vigor no estado do Rio de Janeiro, onde os estabelecimentos comerciais terão que trocas as sacolas plásticas por reutilizáveis. A prazo para se enquadrarem na nova lei é de até dois anos.

Os estabelecimentos poderão recomprar as sacolas, mas não serão obrigados a isso. Segundo a secretário de meio ambiente do Rio, Marilene Ramos, "Os comerciantes ... poderão dar incentivos à população. Por exemplo, cada 50 sacolas podem ser trocadas por um quilo de feijão - ou cada cinco itens que forem levados fora de sacolas plásticas representam um desconto de R$ 0,03".

Este projeto de lei que troca a polição por comida, foi criado por Carlos Minc quando este era secretário de meio ambiente do Rio.

A associação brasileira de supermercados (Abras) estima que cada brasileiro utilize cerca de 66 unidades de sacolas plásticas por mês e que no brasil chega-se a 12 bilhões de sacolas por ano. Já sabia-se que esse dados eram preocupantes, mas ninguém dá muita atenção ao que não vê ou não atinge a si próprio diretamente.

Já falei sobre sacolas antes, mais de uma vez inclusive, nas poucas postagens que já fiz aqui no blog. Mas é sempre bom lembrar, já que esse é um dos hábitos nocivos ao meio ambiente mais fácil de se adaptar.

Enfim, a lei é muito boa, pois só assim as pessoas perdem os costumes, quando são obrigadas. Espero só que ajam iniciativas para torná-la o menos desagradável possível para que as pessoas não passem a ter mais preconceito com ecologia do que já tem normalmente. Só de ter que gastar mais elas já vão se incomodar. Afinal todas essa falta de preocupação com o meio ambiente começou com a busca por maiores lucros evolução.

Segue o vídeo da campanha:


Mais informações aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário