sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O custo de fazer sua parte na sustentabilidade

Levar uma vida menos agressiva ao meio ambiente é considerado mais custoso. E isso não é uma mentira. Produtos orgânicos, integrais, biodegradáveis etc são normalmente mais caros. Veja alguns exemplos:
Pra quem não tem noção do porque disso, na industria, quanto mais quantidade se fabrica de um mesmo produto, mais barato a unidade dele fica. Ou seja, para baratear o custo de produção e, consequentemente, o de mercado, é preciso se consumir mais desse produtos. Mas como podemos consumir mais se eles são tão caros? Bom, é meio complicado mesmo, mas basicamente comece pelos produtos que o preço não é tão discrepante.
Fora isso é importante aproveitar as promoções sempre que surgirem, pois assim mostramos aos fabricantes e revendedores que temos interesse no produto, mas ele está muito caro e só os compramos nas promoções. É preciso mostrar de todas as formas que o interesse existe, mas que nem sempre é possível pagar.

Uma das coias que eu mais gostaria de ver é o governo, de alguma forma, "interferir" nisso. Seja com redução de impostos para os produtos "amigos" do meio ambiente, seja com leis que ajudem os produtos a serem comercializados de uma forma mais barata. Se os produtores de orgânicos ou biodegradáveis, por exemplo, receberem incentivos fiscais, com certeza esses produtos se tornarão mais acessíveis e com o tempo substituirão os produtos nocivos no dia-a-dia de todos.

2 comentários:

  1. Além dessa questão, importantíssima, que você apresenta, deve ser levado em conta a pressão que as empresas de agrotóxicos fazem, dificultando a concessão de crédito aos pequenos agricultores para a cultura orgânica. Vide o documentário de Silvio Tendler: O Veneno está na mesa. www.youtube.com/watch?v=8RVAgD44AGg

    ResponderExcluir
  2. Outro filme, 2012 - Tempo de Mudança,mostra a resistência e as inovações que vem sendo realizadas para a enfrentar de forma positiva a agenda: atitudesustentavel.uol.com.br/.../documentario-“2012-–-tempo-de-m..

    ResponderExcluir