sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Curiosidades sobre o horário de verão


Para quem não sabe, o horário de verão foi inicialmente pensado para que aproveitássemos melhor o sol nos dias mais longos do ano, quando esse nasce muito cedo e a maioria das pessoas ainda está dormindo. Quem lançou esta ideia, em 1784, foi Benjamin Franklin, aquele que empinou uma pipa (papagaio, cafifa ou algo que faça mais sentido onde você mora) na chuva com uma chave pendurada. Nesta época ainda não existia a luz elétrica, mas este experimento com a pipa abriu caminho para uma série de descobrimentos e criações culminando com a invenção da lampada incandescente, aproximadamente um século depois, por Thomas Edison.

A idéia de Franklin não ganhou muita atenção, nem em sua época, nem durante um bom tempo depois dela. Apenas em 1916, durante a primeira guerra, a Alemanha se tornou o primeiro país a adotar a prática, com o objetivo de economizar energia elétrica, essencial em tempos de guerra. A redução de consumo de energia dá-se, principalmente, pela redução do uso das lampadas incandescentes, aquelas criadas por Edison. No fim das contas, uma ideia de Franklin só se tornou possível por causa de outra.


No Brasil o horário de verão foi adotado, com abrangência nacional, pela primeira vez em 1931 e teve muitos vai-e-vens até 1985, quando passou a ser adotado anualmente até os dias de hoje. Desde 2008 é iniciado no terceiro domingo de outubro e encerrado no terceiro domingo de fevereiro, desde que não coincida com o carnaval.

A economia gerada pela medida pode chegar 2.000 Mw (dois mil megawatts) de energia no período, representando o equivalente a 1% do consumo. Mesmo parecendo pouco, são, aproximadamente, R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) que deixam de ser consumidos. E isso é muita energia, por isso, não esqueça de, neste domingo, dia 16 de outubro, a 0h, adiantar seu relógio em 1h e agradecer por fazer parte de uma atitude boa pro nosso ambiente.

[Referências: Você Sabia e Wikipedia]

Nenhum comentário:

Postar um comentário